MADRI (AP) — Os pilotos da MotoGP retornaram à pista no sábado, usando um layout modificado e homenageando o piloto da Moto2, Luis Salom, que morreu um dia antes em um acidente em Barcelona.
Menos de 24 horas após a morte de Salom durante os treinos para o Grande Prêmio da Catalunha, as corridas foram retomadas com mudanças feitas no setor onde o piloto espanhol de 24 anos caiu.
Os pilotos não foram autorizados a passar pela curva rápida para a direita onde Salom perdeu o controle da moto na sexta-feira, sendo forçado a passar por uma chicane lenta antes de entrar na reta principal.
Muitos pilotos em todas as três categorias da MotoGP saíram com adesivos lembrando Salom, a maioria fazendo referência ao seu apelido, “Mexicano”.
O também piloto espanhol Marc Maquez conquistou a pole position na corrida de MotoGP de domingo, dedicando-a a Salom e à sua avó, que também faleceu recentemente.
Outros dois espanhóis estavam na primeira fila, com Jorge Lorenzo se classificando em segundo e Dani Pedrosa em terceiro.
A sessão de qualificação para a Moto2 foi marcada por outro acidente feio quando o piloto italiano Franco Morbidelli perdeu o controle de sua moto ao sair de uma curva e foi catapultado para o ar. Morbidelli conseguiu sair da cena sozinho, mas ficou caído por alguns momentos após bater na barreira de segurança.
O companheiro de equipe de Salom na SAG Team, Jesko Raffin, não competiu na qualificação. Sua moto estava ao lado da de Salom na garagem da equipe, ao lado de um pit-lane que dizia: “Sempre em nossos corações”.“Ninguém nunca espera que algo assim aconteça”, disse o gerente geral da equipe, Edu Perales. “Em três segundos, a vida muda. Não é justo.”
Perales disse que o acidente de Salom ainda estava sendo investigado, mas parecia que ele perdeu a parte dianteira da moto ao entrar na curva 12 para a direita. Não havia nenhuma indicação inicial de que algo quebrou na moto.
Os diretores da corrida disseram que a decisão de continuar correndo foi tomada após consulta à família de Salom, aos pilotos, às equipes e à comissão de segurança.
Be the first to comment